Foto: Polícia Federal
Nessa ação, foram cumpridos dois mandados de busca na cidade de São Ludgero, Santa Catarina, onde foram encontradas e apreendidas garrafas de bebidas alcoólicas importadas de maneira irregular, incluindo vinhos e destilados
A Polícia Federal realizou na manhã desta segunda-feira (29), a Operação FakeBurg, que visa combater a importação ilegal de bebidas estrangeiras. Nessa ação, foram cumpridos dois mandados de busca na cidade de São Ludgero, Santa Catarina, onde foram encontradas e apreendidas garrafas de bebidas alcoólicas importadas de maneira irregular, incluindo vinhos e destilados.
A investigação teve início em maio de 2023, quando foram apreendidas 1.750 garrafas de bebidas estrangeiras na rodovia BR-153, em Caçapava do Sul, provenientes do Uruguai e sem comprovação do recolhimento de tributos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os dados colhidos durante a investigação apontam que o principal investigado teria organizado o transporte das bebidas em três ônibus de turismo, utilizando pessoas cujas despesas de viagem foram parcialmente custeadas em troca da cessão de suas cotas de isenção de importação.
Essa manobra tinha como objetivo ocultar o verdadeiro proprietário da mercadoria, visando burlar a fiscalização e evitar o pagamento dos impostos devidos.
O nome FakeBurg faz referência à atividade formal do principal investigado, que é proprietário de uma hamburgueria no município catarinense.